Trazendo uma Perspectiva de Soluções para Matérias Curtas

Você tem um dia para fazer uma matéria de 500 palavras. Ou você tem três horas para montar uma transmissão de 1 minuto. Como você pode integrar nelas uma mentalidade de soluções?

O jornalismo de soluções padrão-ouro é demorado e intenso. Muitas das dicas que oferecemos em outros veículos são mais adequadas para matérias de grande formato (long-form features) ou textos narrativos. Porém, encontramos diversas maneiras de trazer um foco de soluções em matérias para as quais você não tem assim um vasto espaço.

 

  1. Matérias curtas de soluções funcionam particularmente bem nos casos em que o problema é bem conhecido. Considere os percevejos, por exemplo, que há alguns anos estavam espalhados pela cidade de Nova York. Um repórter do AM New York – um jornal gratuito distribuído no metrô – dedicou uma frase ao problema e conseguiu pular diretamente para as melhores notícias: que o número de percevejos diminuíra maciçamente, graças, em grande parte, ao esforço multifacetado da cidade em erradicá-los. Em 576 palavras, o autor abordou muitas das nossas "10 perguntas".
  2. Escolha um assunto para os quais existam dados para provar que isso funciona. Aí você não precisa gastar muito tempo ou palavras nesse caso – você pode ir direto ao assunto do ‘como funciona’.
  3. Os repórteres setoristas também podem publicar rapidamente histórias de soluções, cobrindo programas locais com bons registros. O conhecimento especializado na sua área permite economizar muito tempo com as reportagens. Aprofundaremos isso mais adiante.
  4. Algumas respostas são menos complexas que outras, tornando-as adequadas para uma matéria pequena. Por exemplo, um artigo do Atlantic CityLab explorou como os brasileiros estão cada vez mais batendo recordes com filmagens em seus celulares quando testemunham a brutalidade policial. Isso está gerando maior responsabilização por parte da força policial do país, notoriamente militarizada.