‘Vendendo’ uma História Orientada para Soluções: Introdução

Nossos amigos do The Op-Ed Project resumiram da melhor forma possível. Toda boa estratégia de convencimento (pitch) precisa responder a três perguntas básicas:

1
E daí?

Como essa história em particular se relaciona a discussões maiores que as pessoas estão tendo? Como isso afeta a vida do leitor? Quais são os quadros mais amplos?

2
Por que agora?

Qual é a novidade? Por que essa história deve ser escrita e publicada agora, em oposição à semana passada ou daqui a um ano? Pense em aniversários, feriados, tendências, eventos atuais etc.

3
Por que eu?

O que há no seu background que o torna particularmente indicado para fazer essa matéria? Mostre a sua credibilidade e faça isso rápido.

Mas vamos ser sinceros, essas três perguntas são apenas uma base; apresentar uma história orientada para soluções é um processo muito mais complexo, porque algumas soluções ainda são suspeitas para alguns editores. Se você está tentando ‘vender’ uma história orientada para soluções, aqui estão algumas coisas que você deseja sinalizar muito claramente em sua troca de mensagens concisa e clara:

Indicadores de que você já descobriu de que se trata de uma resposta que vale a pena investigar mais. Pense em dados concretos, várias fontes confiáveis, coisas que ajudem o editor a ver rapidamente que você está investindo em uma investigação rigorosa.

Quaisquer limitações potenciais da resposta que você já percebeu. Isso ajudará o editor a entender que você não está planejando escrever uma matéria recomendada (fluff piece).

Uma pequena lista dos tipos de especialistas conceituados que você pode entrevistar. Pense em estudiosos, em pessoas que trabalham na linha de frente há anos, em clientes que usam um produto e em outras coisas. Isso ajuda o editor a concluir que você está falando sério quando se trata de suas reportagens – você não planeja apenas entrevistar os benfeitores e dar seu trabalho por encerrado.

E, claro, não esqueça as coisas superbásicas: inclua seu número de telefone e e-mail com sua assinatura. Certifique-se de incluir hiperlinks para as matérias que você fez anteriormente, para que o editor possa examinar rapidamente seu trabalho. E insista, depois de uma semana, se você não obtiver um retorno. Todos os editores estão sobrecarregados. A maioria aprecia que você o lembre de algo de forma educada.

"Queremos garantir que a história que estamos contando tenha uma trajetória ou revele-se promissora no entregar algo impactante. Escalabilidade é muito, muito importante. Os mesmos critérios que você pode ter de um financiador filantrópico ou de um investidor de impacto que esteja avaliando uma empresa em potencial com a qual eles possam querer se envolver. A história parece promissora? Tem uma trajetória? Desenvolveu substancialmente? Pode ser replicada amplamente em outro lugar? Cada vez mais, procuro histórias com mais textura, e não um consenso completo de que esta é a abordagem correta. "

Fred de Sam Lazaro portrait
Fred de Sam Lazaro
Under Told Stories, PBS